Cotidiano | 15/08/2013 | 17:12
Concurso transforma alunos em repórteres
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A melhor narrativa e matéria jornalística produzida em nove escolas municipais serão premiadas pela Casa do Professor Ilda Colle. A iniciativa faz parte do projeto “Da escola pro jornal”. A ideia é estimular a leitura e ao mesmo tempo a produção textual. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de setembro.
“Para munir o aluno de informação as escolas estão recebendo a visita das escritoras içarenses Elza de Mello e Iêde Cardoso dos Santos; e da jornalista da prefeitura Alexandra Cavaler. Elas estão explicando sobre a diferença dos textos, contando um pouco sobre suas histórias, suas profissões, e tirando dúvidas dos alunos”, assinalou Célia Cechella, da Casa do Professor.
“Muitos não conhecem o funcionamento de uma redação; como chegamos aos assuntos levados aos leitores, ouvintes ou expectadores. A iniciativa é muito interessante por misturar diferentes artes da escrita num mesmo projeto”, coloca Alexandra. O primeiro contato com os estudantes ocorreu na Escola Padre Pacífico Dagostim.
Além das visitas os estudantes contarão com outros recursos para desenvolverem os trabalhos. “Terão acesso a novos livros, que estão sendo distribuídos pela Casa do professor, jornais, fantoches, vídeos, além de papeis, lápis de cor, tinta guache e caneta hidrocor para auxiliar nas criações”, explica a coordenadora da Casa do Professor, Rosimari Pizzetti.