Cotidiano | 27/05/2013 | 22:49
Conferência discute reforma urbana
Lucas Lemos com informações de Diego dos Santos, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Uma cidade com mais bicicletas, automóveis ou com prioridade para o transporte coletivo? E qual o fluxo de pessoas esperado? Para onde seguirá o crescimento imobiliário? O projeto de uma cidade deve levar em consideração as perpectivas que se tem para o futuro. Este planejamento foi discutido entre içarenses nesta segunda-feira, dia 27. O debate ocorreu na etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades.
“As comunidade se divergem e por isso é preciso um estudo bastante aprofundado de todas as regiões. Uma localidade envelhecida pode ser modernizada. Precisamos consensualizar se o carro é o melhor transporte ou se a bicicleta tem chance”, enaltece o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Acredito que todos os comentários enriquecerão o debate. Içara precisa de todos nós”, completa o vice Sandro Giassi Serafim.
“O Governo Federal disponibiliza recursos para a área, é preciso que os municípios se organizem”, alerta o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jorge Luiz Vieira. “A presença maciça da população será o diferencial neste processo. Vamos buscar para Içara políticas públicas de desenvolvimento urbano”, aponta o professor Miguel Angelo Pousabela.