Cotidiano | 30/10/2013 | 19:13
Congresso apresentará Família Acolhedora
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Secretaria de Assistência, Habitação, Trabalho e Renda será levado ao Congresso Latino Americano do certificado Internacional em Práticas Colaborativas (ICCP). O evento acontecerá entre 6 e 9 de novembro em São Paulo. A temática da “Subjetividade na Construção Colaborativa do Serviço de Acolhimento em família Acolhedora no Município de Içara” ficará sob a responsabilidade do psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers.
O projeto de Família Acolhedora é utilizado para atender jovens afastados da família por medida protetiva em lares previamente cadastradas. O relato que será levado ao congresso tem como principais atores quatro irmãos. “Durante a reconstrução do retorno destas crianças à família de origem, buscou-se, no período de internação da genitora, por meio de visitas hospitalares, das crianças, a manutenção do vínculo. E, paralelamente, iniciamos uma longa jornada em direção à família extensa (tios, avós...)”, explica.
Em Içara, o serviço completou 10 anos nesse semestre com 154 crianças acolhidas e 253 atendimentos. Em 2003, havia duas crianças em acolhimento. Em 2007 ocorreu o auge então com 46 crianças e adolescentes atendidos. Agora são três. Um deles voltará à família no Natal e os outros dois a equipe do serviço sugere ao Ministério Público o encaminhamento à adoção.