Cotidiano | 05/09/2018 | 11:00
Conheça as vacinas contra meningites disponíveis no SUS
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A meningite pode ser provocada por parasitas, fungos, vírus ou bactérias, neste último caso, com a possibilidade de prevenção por meio do estímulo a imunização. “Temos algumas vacinas que protegem contra os principais tipos de bactérias que atingem nossa população”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté. Dos quatro tipo de imunizações oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, contudo, a meningo C atualmente não está disponível.
Conforme comunicado pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a vacina meningocócica C foi distribuída em um quantitativo correspondente a 72% (30.660 doses) da cota mensal estadual devido a atrasos nas entregas por parte do laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Por isso, a orientação às equipes municipais de atenção primária e de imunização é efetuar um cadastro de crianças que ainda devem receber a vacina. Em todo o estado, são em média 42.500 doses de meningocócica C por mês.
Vacinas contra meningite oferecidas
BCG: protege contra a bactéria da tuberculose, que pode atingir as meninges. Este tipo de vacina é feita nas crianças ao nascer.
Pentavalente: protege contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenzae, que pode causar meningite. É feita aos 2, 4 e seis meses de vida.
Vacina pneumocócica 10: protege contra 10 tipos de pneumococos, que podem causar diversos tipos de infecção, por exemplo, pneumonia, infeção de ouvido e sinusite, além de meningite. É feita aos 2 e 4 meses mais um reforço com um ano
Meningo C: protege contra a bactéria meningococo C, que pode causar meningite menigocócica. É feita aos 3 e 5 meses com reforço também com um ano e na adolescência, entre 11 a 14 anos.