Cotidiano | 06/01/2023 | 08:54
Conheça os alimentos que podem ajudar a conseguir bronzeado perfeito
Especialista diz que algumas frutas e verduras também colaboram para uma pele mais saudável
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Verão, férias...a época é ideal para conseguir aquele desejado tom dourado na pele. E você sabia que alguns alimentos podem ajudar a conquistar o bronzeado perfeito e mantê-lo por mais tempo? A nutricionista Alexsandra Medeiros, especialista em Nutrição clínica, diz que consumir frutas, verduras e legumes ricos em vitamina A e carotenoides também contribui para uma pele mais saudável.
Esses nutrientes são encontrados em alimentos de cores acentuadas, que vão do amarelo ao vermelho e também em algumas folhas verdes. “Os carotenoides são uma classe de alimentos com pigmentação mais forte e é essa pigmentação que vai atuar na melanina, favorecendo o bronzeado ou a manutenção do bronzeado”, explica Alexsandra.
“Esses componentes também são convertidos no organismo em vitamina A, que é um antioxidante natural nas células, combatendo os radicais livres e o envelhecimento causado pela exposição solar. A alimentação saudável vai fazer com que a pele seja mais protegida e esteja mais preparada para tomar sol, claro, na medida certa e nos horários recomendados”, salienta.
Cenoura, abóbora, manga, mamão, melancia, goiaba, morango, tomate, couve e espinafre são exemplos de alimentos ricos nesses nutrientes. “Claro que outros fatores vão contribuir para a saúde da pele e melhora desse bronzeado e dessa manutenção, como manter a pele sempre hidratada, bebendo bastante água, água de coco e mesmo usar essas frutas e verduras em sucos. Além de evitar os excessos, como o consumo de álcool e de alimentos gordurosos”, pontua.
CONSUMO - A nutricionista ressalta que esses alimentos devem ser ingeridos e nunca aplicados sobre a pele em receitas caseiras de bronzeamento. “Não existe uma restrição de consumo, mas tudo em excesso faz mal. O consumo exagerado dos alimentos alaranjados pode causar uma tonalidade mais amarelada nas mãos e na planta dos pés. Não é um efeito nocivo, mas pode ser uma coloração desagradável”, comenta.