Tânia Giusti [Prefeitura de Içara]
Cotidiano | 05/03/2018 | 15:41
Conselho da Pessoa com Deficiência será instituído em Içara
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência será o primeiro passo para a formação de políticas conjuntas de acessibilidade em Içara. Um esboço do projeto foi entregue ao Poder Executivo nesta segunda-feira, dia 5. E conforme o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB), o encaminhamento ao Poder Legislativo acontecerá como prioridade. “Temos pressa em ofertar politicas públicas de inclusão e apoio para os deficientes e suas famílias” frisa.
“Quando nós temos uma vontade, um sonho, e quando somos incentivados ou apoiados por meio de uma associação ou Conselho, as coisas fluem melhor. Temos muito talentos que precisam ser apoiados, nossa cidade terá um destaque ainda maior voltando sua atenção e forças para esta causa”, destaca o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin (PMDB). O trabalho preparatório foi realizado pela vereadora Edna Benedet da Silva (PCdoB) em conjunto com a Secretaria de Educação, Assistência Social, Apae e Associação Vida Ativa São José.
“Esse projeto que entregamos hoje ao Executivo foi construído por muitas mãos”, acrescenta Edna. "Formar o conselho é nosso primeiro passo. Após isso, pretendemos nos organizarmos em forma de associação. Principalmente para buscar apoio e incentivos ao paraesporte, uma modalidade que ainda precisa ser contemplada em Içara”, coloca Maria José Gregorini, da Associação Vida Ativa São José, de Criciúma.
"Na Secretaria de Educação vivenciamos a inclusão no dia a dia, oferecendo materiais didáticos e transporte adequado para os estudantes que possuem deficiência, porém sabemos que há questões que ainda podem ser melhoradas, e estaremos lutando junto com os demais membros deste conselho para que isso aconteça”, coloca a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Casagrande.
AGOSTO LARANJA - A Lei proposta por Edna também institui o Agosto Laranja, mês voltado para a prevenção e ações de conscientização em prol da esclerose múltipla. “Sabemos que 80% das deficiências são possíveis de prevenir. E ter um mês inteiro voltado para isso ajudará a conscientizar ainda mais a população", ressaltou a vice-coordenadora do programa Prevenir da Apae de Içara, Mirian Guglielmi Balod.