Cotidiano | 19/04/2023 | 18:18
Conselho Municipal chama atenção para necessidade de adaptação das calçadas
Tema foi apresentado por representantes dos Direitos das Pessoas com Deficiência na cidade
Redação | com informações de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Compartilhar:
O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Içara (CMDPD) usou o espaço no horário político nesta semana para divulgar ações, apresentar a Semana de Conscientização ao Autismo na cidade e ainda para chamar atenção à acessibilidade no município. “Quando houver um projeto que envolva a mobilidade urbana é preciso pensar sempre na acessibilidade das pessoas com deficiência. O Conselho pode ajudar na análise ou desenvolvimentos das matérias”, sugere a presidente do CMDPD, Mirian Guglielmi Balod.
“A adaptação das calçadas também é uma luta do CMDPD, para as pessoas com deficiência circularem com segurança pela cidade”, acrescenta. “As demandas podem ser enviadas para essa Casa, que vamos trabalhar para suas soluções. Estamos aqui também para fiscalizar sobre a aplicação das leis municipais referentes aos assuntos abordados nesta sessão”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Içara, Max Luiz (PL).
“No transtorno do espectro autista elas precisam de qualidade de vida, precisam de tratamento e podemos revolucionar o futuro de uma criança oferecendo tratamento precoce”, frisa a professora Andreia Berto. “Que possamos olhar com carinho, com acolhimento e pensar no futuro, promover programas de inclusão que tragam benefícios e leis que possam ser aplicadas e sair do papel”, ressalta.
Criado pela lei municipal 4189 de 5 de Julho de 2018, o CMDPD é o órgão de participação direta da sociedade civil na Administração Pública Municipal, com caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador da política municipal de atendimento dos direitos das pessoas com deficiência, em consonância com a legislação federal e municipal vigente.