Cotidiano | 07/07/2010 | 08:01
Contém ou não contém glúten?
Gabrielle Da Luz - gabrielle.daluz@canalicara.com
Compartilhar:
Os consumidores atentos já devem ter percebido os seguintes dizeres nos rótulos dos alimentos: “contém glúten” ou “não contém glúten”. Muitas vezes esta informação passa despercebida, entretanto, é fundamental para os celíacos (portadores da doença celíaca). Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, as defesas que deveriam proteger o organismo acabam atacando o intestino delgado e provocando inflamação sempre que o celíaco ingere glúten. Dessa forma, a absorção de nutrientes no intestino fica prejudicada. Para evitar a reação, o tratamento baseia-se numa dieta.
O glúten é um composto protéico que não é tolerado pelo paciente celíaco, mesmo que em pequenas quantidades ou ocasionalmente. É encontrado no trigo, centeio, cevada e aveia. Por isso estes alimentos não devem ser ingeridos pelos portadores da doença. Geralmente, os sintomas são percebidos na infância. Mas, em algumas vezes podem ser diagnosticados apenas na vida adulta.
São comuns aos celíacos sintomas como diarréia crônica e distensão abdominal (abdômen inchado). Podem ser observados ainda vômitos, constipação (prisão de ventre), irritabilidade, perda de peso, crescimento prejudicado, dermatite herpetiforme (lesões na pele), entre outros. A primeira atitude para quem apresenta estes problemas deve ser procurar um médico para fazer o diagnóstico.
Por não ter cura, o tratamento deve durar por toda vida. Embora tenha restrições alimentares, o celíaco passa então a ter uma vida normal, desde que faça algumas adaptações na alimentação. E o nutricionista é o profissional indicado para prescrever uma dieta isenta de glúten, saudável, equilibrada e com muito sabor.
DICAS DA NUTRICIONISTA:
- O celíaco, assim como todas as pessoas, deve ter uma alimentação variada. A única diferença é que não deve comer nenhum alimento que contenha: trigo, cevada, centeio e aveia, mesmo que em pequena quantidade;
- Atenção aos rótulos. A lei obriga os fabricantes de alimentos a escrever se contém ou não contém glúten nas embalagens de todos os alimentos industrializados.
- Lembre-se, se estiver em dúvida, não coma!
- Em casa, os alimentos do celíaco não devem entrar em contato com os alimentos que contém glúten. Por isso, não devem ser guardados juntos e no momento do preparo não se deve utilizar as mesmas panelas, vasilhas, forno, talheres, etc.
- Fora de casa, o cuidado deve ser redobrado, para evitar que o celíaco ingira alimentos contaminados sem saber;
- Procure aprender mais sobre a doença e novas receitas sem glúten para que você consiga ter uma alimentação segura, saborosa e variada.