Cotidiano | 06/06/2007 | 19:23
Convênio com a Unesc aguarda aprovação da Câmara
icara.sc.gov.br
Compartilhar:
O projeto de levantamento do patrimônio Histórico Ferroviário de Içara aguarda a aprovação na câmara de vereadores ainda hoje, para ser firmado. Com o apoio da Prefeitura, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) pretende utilizar o trabalho e conhecimento dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, para montar um acervo.
De acordo com o presidente da Fundai Ricardo Lino, um trabalho detalhado sobre a real situação das casas, e do material utilizado na construção das mesmas, será realizado ao longo da Rodovia, entre o Centro e a Vila Esperança. Segundo Lino, um levantamento extra-oficial aponta a existência de cerca de dez imóveis, sendo que alguns são particulares e outros públicos. Todos serviram como residência de trabalhadores da estrada de ferro no município.
Paralelo ao projeto, Ricardo esteve reunido com diretores da Ferrovia Tereza Cristina para solicitar a possibilidade da aquisição de uma locomotiva para a criação de um museu, próximo a Casa do Sapateiro, também parte do projeto de recuperação da História Ferroviária de Içara.