![](https://www.canalicara.com/upload/noticias/photo54692.jpg)
Cotidiano | 11/02/2025 | 16:59
Cooperaliança lança o programa Meu Barbeiro, Meu Herói
Novo serviço oferece barbearia gratuita quinzenalmente para crianças que frequentam o Cooperaliança Inclusiva
Redação | com informações de Talita Lima, da Cooperaliança
Compartilhar:
No Cooperaliança Inclusiva, o cuidado vai além das terapias tradicionais. Nessa segunda-feira, dia 10, a Cooperaliança lançou o programa "Meu barbeiro, meu herói", destinado às crianças que frequentam o Cooperaliança Inclusiva, o centro de atendimento e terapias para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O novo serviço oferece barbearia gratuita quinzenalmente, reforçando o compromisso da cooperativa com o bem-estar e a inclusão.
O barbeiro Kelvin Marcello, especializado no atendimento a crianças com TEA, é o responsável pela atividade. “Cortar o cabelo de uma criança com TEA é uma experiência única. O mais importante é criar um ambiente acolhedor e de confiança, para que cada sessão seja tranquila e especial para eles e suas famílias”, destaca.
Para Patrícia Birolo Rodrigues, mãe de Thomas, a iniciativa trouxe mais conforto e tranquilidade. “Thomas tem muito receio com a maquininha, mas o barbeiro conseguiu usar nele e foi incrível. Cortar o cabelo sem pressa, brincando, recebendo toda atenção e em um lugar que ele já tem muito apego, foi muito legal”, compartilha.
A experiência foi a melhor possível, pois o José tem seis anos e nunca conseguimos cortar o cabelo dele sem o sofrimento de ter que segurá-lo. Isso era muito triste. Ontem, quando cheguei na Inclusiva, achei que iria ser outro dia de sofrimento. Não sei como o barbeiro e as terapeutas fizeram, só sei que foi maravilhoso ver o José Pedro não chorar, não se morder, não precisarmos segurá-lo. Bom, sem palavras para agradecer”, celebra a mãe de José Pedro, Rosimere Rodrigues Marciano,
De acordo a coordenadora de projetos sociais da Cooperaliança, Sany Mazzuchetti, o programa nasceu a partir das falas de mães que relatavam a dificuldade de cortar o cabelo dos filhos em salões convencionais. “Os profissionais não estão acostumados com as necessidades específicas das crianças com TEA, o que pode tornar esse momento bastante estressante. Aqui, adaptamos uma das salas do centro para garantir um ambiente acolhedor e tranquilo, com decoração lúdica e recursos que ajudam a deixar as crianças mais à vontade”, explica Sany.
As famílias interessadas em participar podem agendar diretamente na recepção do Cooperaliança Inclusiva. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso de olhar para cada detalhe da vida dos associados. O simples ato de cortar o cabelo pode ser um desafio para algumas crianças e suas famílias, e estamos aqui para tornar esse momento mais leve e inclusivo”, explica Reginaldo de Jesus, o Dedê, presidente da Cooperaliança.