Cotidiano | 30/10/2013 | 13:01
Cooperi aguarda cessão de galpão
com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Para a operação massificada da Cooperativa de Reciclagem de Içara o próximo passo será a cessão do galpão de triagem montado em Urussanga Velha. O uso acontecerá por 10 anos com a possibilidade de prorrogação por mais uma década. A Fundai, por vez, ficará responsável pela elaboração do cronograma da coleta para o início da coleta ainda neste ano. O funcionamento do serviço foi tratado em reunião no Paço Municipal nesta última terça-feira, dia 29.
“Vai gerar mais renda aos coletores e promover melhor qualidade de vida à população mediante a separação dos resíduos e seu destino correto”, avalia o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “O galpão de triagem promoverá dignidade, qualidade de vida a eles. Hoje a coleta é realizada de porta em porta. No galpão, de forma mais organizada, será feito a triagem e venda”, indica o coordenador técnico da Cooperi, Vidal Santos.
Conforme o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Eduardo Souza, os 22 catadores passarão por um curso de educação ambiental de reciclagem. Também será ampliado com a sociedade a orientações sobre a separação dos resíduos. Um estudo já foi realizado neste ano no bairro Cristo Rei. “A previsão é de iniciarmos o trabalho nesta comunidade e depois estendermos a educação ambiental aos outros bairros”, explica.