Cotidiano | 31/01/2010 | 21:02
Correria para garantir doação de córneas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Com a intenção de garantir que alguém consiga ver as cores do mundo, a equipe do Banco de Olhos de Criciúma iniciou mais uma operação neste domingo, dia 31. No Balneário Rincão, o médico Patrick Rubbo notificou familiares de A.S.P., de 30 anos. E já no início da tarde, as córneas do homem começaram a ser retiradas.
A correria e agilidade refletem a mobilização da Associação dos Policiais Civis, da própria Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP). A mobilização garante para Santa Catarina os melhores índices de doadores num comparativo com os outros estados brasileiros. São 16,7 doadores por milhão de habitantes. O valor significa a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 2015.
Conforme o vice-presidente do Banco de Olhos, Almir Fernandes, a captação de córnea realizada neste domingo foi a segunda de 2010. Elas ocorreram em menos de 48h. Contudo, nem todos os números são positivos. Segundo as estatísticas apresentadas por ele, a quantidade de doadores de múltiplos órgãos tem caído na região Sul de Santa Catarina. Em 2007, foram 10 operações deste tipo. Em 2008, nove. E, no último ano, apenas seis.