Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 25/07/2022 | 11:21
Covid: Içara recebe doses para vacinação de crianças entre três e quatro anos de idade
Imunização desse público no município inicia nesta quarta-feira, na segunda etapa da campanha Vacina Içara
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou na sexta-feira, dia 22, e deve concluir até esta quarta a distribuição de 39.950 doses da Coronavac para serem utilizadas como primeira dose em crianças de três e quatro anos de idade. Desse quantitativo, 380 doses são destinadas a Içara, onde a população estimada é de 1.588 crianças dessa faixa etária.
A vacinação desse público inicia nesta quarta-feira no município, nas unidades de saúde da família dos bairros Presidente Vargas, Vila Nova, Jardim Elizabete, Jaqueline, Primeiro de Maio, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Raichaski, Esplanada, Aurora e Boa Vista, em horário estendido, das 16 às 20 horas. Também estará disponível a vacina contra a influenza para crianças a partir de seis meses de idade.
A ampliação do atendimento faz parte da segunda etapa da campanha Vacina Içara e ocorrerá também nos dias 29 de julho, 3 e 5 de agosto. Além da imunização das crianças de três a cinco anos com a primeira dose contra a covid-19, a ação tem como alvo a aplicação da primeira e segunda dose em pessoas maiores de cinco anos de idade, da terceira dose para maiores de 12 anos que fizeram a segunda dose há pelo menos quatro meses, e da quarta dose para maiores de 30 anos de idade que tenham aplicado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Distribuição
Em Santa Catarina, os gestores de saúde pactuaram a estratégia de vacinação contra o coronavírus em crianças de três a cinco anos de idade com a Coronavac assim que o uso emergencial do imunizante para esse público foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A deliberação foi de que a vacinação poderia ser iniciada com as doses disponíveis nos estoques das Secretarias Municipais de Saúde, visto que a vacina é a mesma utilizada para adolescentes e adultos.
Considerando o levantamento realizado pela Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (Gedim) quanto aos estoques da vacina nos municípios catarinenses e o estoque disponível na Central Estadual da Rede de Frio, o Estado definiu a distribuição de 39.950 doses para aplicação em crianças de três e quatro anos de idade.
A orientação é para que as crianças a partir de cinco anos de idade recebam a vacina da Pfizer, nos esquemas já recomendados. Cabe a cada município organizar sua estratégia de vacinação.