Cotidiano | 16/08/2021 | 10:51
Covid: Içara reduz idade de vacinação para 21 anos e terá doses para pessoas em situação de rua
Grupos nos quais existe o risco de não conclusão dos esquemas vacinais terão vacina em dose única
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O Governo do Estado distribuiu às regionais de Saúde mais um lote de vacinas contra o coronavírus no sábado, dia 14, sendo 3,2 mil doses fornecidas pelo laboratório Janssen. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC), essas doses visam atender aos pedidos realizados por 14 municípios para aplicação em pessoas em situação de rua ainda não vacinadas.
Com os pedidos atendidos integralmente, as demais doses foram distribuídas de forma proporcional para todos os municípios, inclusive, Içara, que receberá 15 doses. Conforme a orientação da Dive, o uso dessas vacinas, em dose única, deve ser para a imunização de grupos nos quais existe o risco de não conclusão dos esquemas vacinais, caso de moradores de rua e pessoas sem domicílio fixo que estão de passagem pela cidade.
Além disso, a remessa prevê para Içara 498 doses da Pfizer e 390 do Butantan, totalizando 903 doses para a primeira aplicação ou dose única. Do quantitativo para a primeira aplicação, 267 doses devem ser destinadas à vacinação de trabalhadores industriais e 621 para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários e da população por faixa etária.
O calendário estadual estabelece que pessoas entre 25 e 29 anos de idade recebam a primeira dose da vacina até o dia 19 de agosto (quinta-feira). Mas nesta segunda-feira, 16, Içara já iniciará a vacinação de pessoas com idades a partir de 21 anos. A imunização ocorrerá das 14 às 20 horas, no pavilhão do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizado na Praça do Imigrante. O atendimento será por ordem de chegada e será realizado enquanto houver doses disponíveis. Na última quinta-feira, o município vacinou mais de 740 pessoas e, na sexta-feira, foram mais 792 doses aplicadas.
SEGUNDA DOSE - O lote recebido por Içara neste início de semana também prevê 230 doses fornecidas pelo laboratório Sinovac/Butantan, para a segunda aplicação, visando garantir que os esquemas vacinais iniciados a partir do dia 21 de julho sejam completados.