Cotidiano | 04/04/2022 | 11:13
Covid: imunização segue com foco em crianças e idosos
Em Içara, 29,01% do público infantil foi vacinado, enquanto quarta dose para pessoas acima de 80 anos começa a ser aplicada esta semana
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Junto com as campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo, iniciadas nesta segunda-feira, dia 4, os municípios seguem a imunização contra o coronavírus, com foco em crianças, último público a ser incluído, e idosos. Em Içara, apenas 29,01% do público infantil foi vacinado, enquanto a quarta dose para pessoas acima de 80 anos começa a ser aplicada esta semana.
Com uma população estimada em 5.284 crianças com idades entre cinco e 11 anos, o município aplicou até o momento 1.533 doses pediátricas. Entre o público adulto, 42.201 içarenses receberam a primeira dose, o equivalente a 87,93% da população vacinável (47.993).
Já o percentual de segunda dose chega a 80,13%, com 38.455 pessoas vacinadas, enquanto o reforço atinge cobertura de 34,24% (16.431 pessoas). Foram administradas, ainda, 16 doses adicionais para pessoas imunodeprimidas, totalizando 98.636 doses aplicadas.
Nesta semana, idosos a partir de 80 anos, que fizeram a terceira dose há pelo menos quatro meses, podem agendar a aplicação da quarta dose do imunizante nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
Além disso, pessoas que fizeram a primeira dose do fabricante AstraZeneca e estão em atraso para aplicação da segunda dose podem procurar o Centro de Vacinação na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, pois o Governo do Estado enviou um novo lote. As doses dos demais fabricantes, Pfizer e Coronavac, também estão disponíveis.
O atendimento de adolescentes e adultos ocorre por ordem de chegada no Centro de Vacinação, localizado na Praça da Juventude, das 14 às 20 horas. Já a aplicação da vacina em crianças acontece nas unidades de saúde dos bairros Liri, Jaqueline, Raichaski, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Boa Vista, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete, das 7 às 12 horas e das 13 horas às 15h30min, mediante agendamento.
Primeira dose
- Para pessoas a partir de 12 anos de idade que ainda não fizeram nenhuma dose;
Segunda dose
- Pfizer para quem fez a primeira dose até 11 de fevereiro ou está em atraso;
- AstraZeneca, para quem estiver em atraso (apenas na quinta-feira, dia 7, e na sexta-feira, dia 8);
- Coronavac, para quem estiver em atraso;
Terceira dose
- Para quem tem 18 anos ou mais e fez a segunda dose há pelo menos quatro meses;
- Para quem tem 18 anos ou mais e fez a dose única de Janssen há pelo menos dois meses;
- Para gestantes e puérperas que aplicaram a segunda dose há pelo menos quatro meses;
Quarta dose
- Para idosos a partir de 80 anos de idade que fizeram a terceira dose há pelo menos quatro meses (agendada na unidade de saúde).