Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 04/05/2022 | 11:15
Covid: segunda dose de reforço chega à faixa etária a partir de 70 anos
Recomendação do Ministério da Saúde é que idosos acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes também sejam contemplados
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Municípios catarinenses que tiverem vacinas disponíveis em estoque já podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço contra a covid em idosos com 70 anos ou mais. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor.
A liberação no Estado vale também para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Segundo a orientação da pasta, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
Até então, a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 estava indicada apenas para idosos com 80 anos ou mais. De acordo com dados divulgados pelo Estado, em Santa Catarina 28.305 pessoas nessa faixa etária receberam a dose.
Ao fazer a recomendação, o Ministério da Saúde ressaltou que estudos mostraram que a segunda dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.