logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 25/03/2022 | 11:43

Covid: segunda dose de reforço é autorizada para idosos

Inicialmente, aplicação será direcionada a pessoas com 80 anos de idade ou mais

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina autorizou o início da aplicação da segunda dose de reforço a idosos. Inicialmente, a medida inclui pessoas com 80 anos de idade ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A quarta dose deve ser com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da vacina utilizada anteriormente. A autorização foi formalizada em reunião realizada nessa quinta-feira, dia 24, entre a equipe técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) e profissionais das regionais de Saúde para repasse das orientações.

De acordo com o ministério, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas nesse público, a partir de três a quatro meses depois da aplicação.

Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura do reforço em Santa Catarina alcança 38,4%; na população acima de 60 anos, está em 73,49%; e, nos idosos com 80 anos ou mais, em 75%, abaixo da recomendação de pelo menos 85%. Sendo assim, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço.

Içara

Em Içara, 15.676 pessoas já tomaram o reforço, para um contingente de 41.022 que receberam a primeira dose, equivalendo a 38,21% nessa comparação. Em relação à população vacinável, estimada em 47.993 pessoas entre adolescentes e adultos, o percentual do reforço chega a 32,66%.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município já aplicou 97.390 doses das vacinas, considerando ainda 39.291 em segunda aplicação, 1.389 doses pediátricas e 12 doses de reforço para pessoas imunodeprimidas. Nesta semana, foram destinadas a Içara mais 540 doses para serem utilizadas como reforço, 180 da Pfizer e 360 da Janssen – não houve o envio de doses pediátricas para o município nessa remessa.