logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/06/2013 | 09:24

Cozinha na praça dá dicas sobre alimentos

Especial de Amanda Tesman, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

A movimentação na praça São Donato, em Içara, chamou a atenção da dona de casa Romilda Damasio, de 60 anos. Ao passar pelo local ela não resistiu e parou por alguns instantes para assistir a palestra do projeto Cozinha Brasil, promovido pelo Sesi em parceria com a Librelato, que pela primeira vez levou o projeto SER – Saúde, Educação e Responsabilidade as ruas. O último dia da ação na cidade é nesta quinta-feira, dia 6.

Em três dias de curso, as mulheres aprenderam como utilizar melhor os recursos naturais e as possibilidades de se alimentar com qualidade sem gastar muito. O tema agradou muito a dona Romilda. “Estava passando por aqui e resolvi parar para ver o que estava acontecendo. Eu amo cozinhar, por isso estou adorando o curso! Já deu até para aprender algumas coisas”, disse ela, lamentando por não poder ficar até o fim da capacitação. “Adoraria poder assistir até o fim, mas não posso ficar hoje. Tenho outros compromissos. Estou achando muito interessante este curso. Às vezes, a gente não aproveita todo o alimento porque não sabe como fazer”, comenta.

Diferente dela, a dona de casa Neuza da Silva, de 53 anos, não perdeu um dia de aula. “A gente está aprendendo o que é bom para a saúde. Muitas vezes jogamos foram o alimento, pensando que não presta, mas aqui aprendemos a utilizar tudo”, ressalta ela, confessando que não gosta muito de cozinhar.

A nutricionista Morgana Antunes foi a responsável por ministrar a palestra ao grupo formado por 40 mulheres, que foram divididas em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde. “O foco do curso é exatamente este: ensinar a elas a utilização integral dos alimentos, como cascas, talos e sementes. Elas aprendem também sobre educação alimentar”, observa. Durante a capacitação foram ensinadas algumas receitas, que foram saboreadas pelas próprios alunas.

Além do projeto Cozinha do Brasil, a comunidade pode aferir a pressão arterial, receber orientações de fisioterapia, conferir a tipagem sanguínea, entre outros. Os serviços foram oferecidos pela secretaria de Saúde e Esucri. Ao meio-dia houve apresentações artísticas. “É o terceiro ano em que realizamos este projeto, sendo as duas outras edições aconteceram na própria empresa. Estamos bem realizados com a ação, pois nosso principal objetivo foi atingido”, frisa a psicóloga Lisiane Carboni. O projeto tem como objetivo promover a qualidade de vida dos colaboradores da Librelato, dos familiares e comunidade em geral.