Cotidiano | 01/06/2010 | 13:48
Cras ficará pronto em setembro
Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - jornalismo@gazetasc.com
Compartilhar:
A Prefeitura de Içara conclui até setembro deste ano as obras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Jaqueline. Os recursos para a construção foram firmados por meio de convênio entre o governo do Estado num valor de R$ 100 mil. A contrapartida Municipal será a disponibilização da a área, a infraestrutura, além dos profissionais para manter o serviço.
Com enfoque social, o serviço espera atender até cinco mil famílias por meio de uma equipe com psicólogos, educadores e assistentes sociais. Os primeiros bairros a serem cobertos pelo grupo multidisciplinar serão Jardim Silvana, Jardim Elizabete, Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima, Tereza Cristina, Jaqueline, Raichaski, Loteamento Antonio Lima e Centro.
“Daremos continuidade ao que já fazemos na Secretaria de Assistência Social como, encaminhamentos a programas do Governo, entre eles, o Bolsa Família, Projovem e Peti”, informa a gestora de Assistência Social, Silvana Vasconcelos. Ainda segundo ela, o Cras fará também outras atividades. Alguns exemplos são as visitas domiciliares, atendimentos individuais e palestras.
O QUE É O CRAS? Pela definição do Ministério do Desenvolvimento Social, o Cras é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica atende as famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.