logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 25/11/2021 | 17:52

Creas promove encontro com servidoras municipais pela eliminação da violência contra mulheres

Encontro teve uma palestra com a psicóloga Roberta Acordi nesta quinta-feira

Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

O Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres foi marcado, em Içara, pela palestra da psicóloga Roberta Acordi nesta quinta-feira, dia 25. O evento promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) reuniu servidoras municipais no auditório da Prefeitura e teve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos diferentes tipos de violência.

“O Creas possui um importante papel na erradicação da violência contra a mulher. Fazemos o atendimento, acompanhamento e encaminhamento, por meio de uma equipe interdisciplinar, que inclui assistente social, psicóloga e advogada para a acolhida e as devidas orientações, objetivando o empoderamento dessas mulheres vítimas de violência. Temos o compromisso de darmos o atendimento adequado e o amparo a todas as mulheres”, aponta o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Michels Zata.

Luta Internacional - O dia 25 de novembro ficou conhecido pela luta das irmãs Patrícia, Minerva e Antônia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas. Elas foram assassinadas, em 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo. As três haviam sido presas diversas vezes, lutavam por soluções para problemas sociais, por isso, o assassinato produziu comoção internacional e acelerou a queda do ditador. No Brasil, em 7 de agosto de 2006, foi criada a Lei Maria da Penha (11.340), que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Todas as profissionais possuem um papel importante no combate a violência, seja os agentes de saúde, o conselho tutelar, os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social, os profissionais da educação... Precisamos de políticas públicas em defesa do direito da mulher. Queremos mulheres que busquem a liberdade, com princípios, valores, mulheres que avancem no mercado de trabalho, mulheres que possam ser felizes”, pontua a prefeita, Dalvania Cardoso (PP).