Cotidiano | 13/07/2012 | 08:00
Crendices de uma sexta-feira 13
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
A sexta-feira 13 para muitos é sinônimo de má sorte. As crendices que existem em torno da data são muitas. Para os cristãos, foi em uma sexta-feira que Jesus cristo foi morto e, no dia anterior, reuniu os 12 apóstolos na Última Ceia, totalizando 13 pessoas. Há quem diga também que existe ligação com a consolidação do poder monárquico da França. O Rei Felipe IV era ameaçado pelo poder e resolveu se filiar a ordem religiosa dos Cavaleiros Templários. Contudo, sua entrada foi negada e ele ordenou que os Templários fossem perseguidos, fato que aconteceu em uma sexta-feira 13.
Na verdade, ninguém sabe contar de fato qual a ligação da data com as “energias negativas”. O mundo cinematográfico foi um grande incentivador para que o dia fosse ainda mais lembrado. O filme Sexta-Feira 13 relata a história de um serial keeler que matava pessoas neste dia. Só que tudo isso, não passa de boatos espalhados aos quatro ventos. Pelo menos essa é a opinião de Ivete de Tal. Proprietária de uma loja esotérica no centro da cidade, ela conta que hoje as pessoas procuram produtos que auxiliem na conquista de alguém ou de algo.
“Esse medo da sexta-feira 13 ou de azar, são crendices antigas. Aqui na loja, pelo menos, eles não chegam pedindo produtos para esse tipo de coisas. Eles querem simpatias para trazer a pessoa amada, conquistar um emprego, ganhar dinheiro, essas coisas. É mais para coisas positivas”, explica. Na loja, uma diversidade de bruxinhas, velas, incensos, sino dos ventos, gnomos, essências, pedras e outros artefatos compõem o cenário. A procura ainda é bastante grande e as épocas com maior movimento são dia de Santo Antônio e Halloween. “Todos os dias nós vendemos, mas essas datas são mais procuradas. A mulherada quer acender vela para conquistar o amado e colocar o santo de cabeça para baixo”, relata Ivete.
Daniel Nobre nasceu no dia 13 de julho e conta que por diversas vezes, a data caiu em uma sexta-feira. Como é o caso deste ano. Entretanto, ele diz que não é supersticioso e que não acredita nessa história de azar. “Eu acho que atrai, se a pessoa tem pensamento negativo, vai atrair coisas negativas. O que não é o meu caso, principalmente no dia do meu aniversário. Só desejo coisas boas e essa história de cair em uma sexta-feira 13 não vai alterar em nada”, pontua.
Já a contadora Daiana da Silva, têm medo da data. Ela conta que por carregar diversas histórias, a sexta-feira 13 sempre traz consigo uma dose de medo. Não que isso altere sua vida ou suas crenças, já que é católica. “É algo mais simbólico mesmo, como todo mundo fala da tal sexta-feira 13, dá um certo arrepio”, ressalta. Daiana é adepta à algumas superstições. Na família, a tradição é colocar uma figa na criança sempre que ela nasce. O sapatinho vermelho também é necessário para sair da maternidade.
Simpatia para acabar como azar
Na sexta-feira 13, pegue dois galhos de pinhão-roxo, amarre em cruz com uma fita branca e enterre no quintal ou em um vaso fora de casa. Defume a casa toda com defumador de sete ervas. Quando sair de casa hoje, faça o sinal-da-cruz e leve três dentes de alho no bolso ou na bolsa. Só jogue fora o alhos quando secarem.
Simpatia para afastar a má sorte da vida
Acenda um defumador abre-caminhos e passe a fumaça dele sobre seu corpo. Mentalize somente coisas positivas. Quando ele terminar, sopre suas cinzas ao vento dizendo: "sai azar, afaste-se de mim. De hoje em diante, meu azar chegou ao fim".
Em seguida, acenda uma vela branca sobre um pires branco e fale em voz alta: "os que esperam no Senhor renovarão suas forças". Espere a vela queimar e jogue os restos dela no lixo. Lave o pires e use-o como de costume.
Simpatia para atrair dinheiro
Coloque três folhas de louro, sete cravos-da-índia, um punhado de noz-moscada e um pedaço de canela em pau em uma panela. Despeje um litro de água filtrada sobre os ingredientes e leve ao fogo por três minutos. Espere amornar, acrescente uma colher (chá) de mel e misture bem. Coe, acrescente mais um pouco de água no preparado e despeje sobre o seu corpo, após o seu banho normal. Do pescoço para baixo, enquanto mentaliza o que deseja. Jogue os restos da simpatia em um vaso ou enterre em um jardim florido.
Simpatia para arrumar emprego
Para ir bem no emprego ou até arrumar um, se estiver desempregado, faça esta simpatia: no dia 13, pegue três galhinhos de arruda e três moedas antigas e vá até uma igreja. Assista a uma missa inteirinha e depois coloque tudo no altar de algum santo de devoção pedindo ajuda para arrumar o emprego.
Simpatia para atrair energias positivas
Pegue uma maçã vermelha, corte-a ao meio e retire o miolo das duas partes. Em um pedaço de papel, escreva as palavras paz, harmonia e felicidade em letras maiúsculas. Coloque em uma parte da fruta e preencha a outra parte com mel. Junte as duas partes e amarre com uma fitinha branca enquanto reza um Pai-Nosso. Deixe em um jardim florido.
» POLÍTICA: Propaganda eleitoral ilegal pode resultar na impugnação de mandato
» SEGURANÇA: Animais de estimação são encontrados mortos