Cotidiano | 17/06/2013 | 16:13
Crianças podem ser vacinadas contra gripe
Lucas Lemos com informações de Ana Paula Bandeira, do Governo do Estado
Compartilhar:
A campanha de imunização contra a gripe passa a incluir também crianças com menos de cinco anos a partir desta segunda-feira, dia 17. A estimativa é que 170 mil jovens possam ser beneficiados em Santa Catarina. Além disso, será mantida a vacinação dos grupos prioritários enquanto houver doses nas unidades de saúde.
“Estas crianças, apesar de não serem consideradas como parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza pelo Ministério da Saúde, possui uma elevada taxa de hospitalização, justificando assim a indicação”, afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi. “Avaliando o quantitativo de vacinas ainda disponíveis, conseguimos estender o benefício”, explica o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.
Ao surgirem sintomas como febre, tosse ou dor de garganta, dor de cabeça ou dor no corpo, a recomendação é que as pessoas, vacinadas ou não, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para assistência médica, diagnóstico e tratamento adequado, evitando o agravamento. O profissional irá avaliar então se o quadro clínico exige o Antiviral Fosfato de Oseltamivir. A automedicação não deve ser estimulada.