logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 18/11/2008 | 21:43

Cuidado com as escutas telefônicas!

Roberta Lopes - www.agenciabrasil.gov.br

Compartilhar:

Você ainda tem conversas sigilosas no telefone? Se a resposta for sim, é bom tomar um pouco mais de cuidado. Na terça-feira, dia 18, um balanço com as escutas realizadas oficialmente no Brasil revelou que 11,8 mil telefones possuem grampos legais. A informação foi apresentada pelo corregedor nacional da Justiça, ministro Gilson Dipp.

Apesar da quantidade de grampos, o número é bem menor que o apontado pela Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados: cerca de 400 mil interceptações.

Para Dipp, os números apurados “estão dentro das expectativas”. Segundo ele, 5,8 mil escutas telefônicas foram determinadas pela Justiça Federal. E, outras 5,9 linhas telefônicas estão sendo monitoradas com autorização dos Tribunais Justiça dos estados. Na maioria dos procedimentos, o motivo alegado para a monitoração das ligações é o envolvimento de suspeitos com o tráfico de drogas.

O balanço, entretanto, não inclui a estatística dos estados de Alagoas, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba que ainda não encaminharam seus dados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).