Cotidiano | 23/03/2022 | 17:58
Curso de Educação Física abre vagas para programa de exercício físico no controle da obesidade
Inscrições serão realizadas até 1 de abril na Unesc
Redação | com informações de Décio Batista, da Unesc
Compartilhar:
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde da Unesc está com inscrições para voluntários que tenham disponibilidade e interesse em participar de um estudo sobre a contribuição do exercício físico aeróbio, resistido e combinado na diminuição do peso corporal de pessoas adultas com sobrepeso e obesidade.
O programa é gratuito e será realizado no complexo esportivo do curso de Educação Física da Unesc. Podem participar indivíduos com idade entre 18 e 50 anos e os encontros ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras à tarde. Os interessados poderão se inscrever no Laboratório do GEPPS, localizado no Complexo Esportivo ou pelo do telefone (48) 3431-2572, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, entre os dias 21 de março e 1 de abril de 2022.
Para cada grupo de exercício o grupo oferece uma quantidade determinada de vagas. Os interessados deverão fazer a escolha no momento da inscrição, sendo os seguintes horários: treinamento resistido (musculação) das 13h30 às 14h30; treinamento aeróbio (caminhada/corrida) das 17h às 18h e o treinamento combinado (musculação e caminhada/corrida) das 15 às 16h.
Para o professor Joni Marcio de Farias, coordenador do curso de Educação Física e do GEPPS, programas como este, desenvolvidos por grupos de pesquisa e extensão contribuem para a formação dos estudantes. "No Programa eles têm a oportunidade de participar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, ao mesmo tempo que cumprimos a nossa missão como uma universidade comunitária”, destacou.
+Informações: No Brasil, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel)/IBGE), realizada em 2019, o número de indivíduos com obesidade aumentou 72% nos últimos 13 anos. Passou de 11,8% em 2006 para 20,3%.