logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 01/12/2022 | 16:58

Dezembro Vermelho: campanha alerta para prevenção e diagnóstico precoce da Aids

Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Içara tem 414 pacientes em acompanhamento

Redação | com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

O mês de dezembro inicia com um dia importante pela luta contra o HIV/Aids. A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) já matou milhões de pessoas no mundo todo, hoje pode ser evitada, também tratada e, por isso, o diagnóstico precoce permanece importante para a qualidade de vida.

“O diagnóstico precoce é fundamental para nortear as ações do médico infectologista que indicará o tratamento mais adequado de acordo com cada caso e cada paciente. Prevenção, diagnóstico e tratamento adequado são ações essenciais que devem ser adotadas”, ressalta o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

“As ações, orientações, atendimentos e a disponibilidade de testes rápidos fazem parte do cotidiano da Saúde em Içara, mas esse mês foi instituído com o objetivo de intensificar o alerta à população sobre os números da Aids no Brasil e conscientizar sobre a importância da prevenção”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Graziela Macarini Zuchinalli.

As ações alusivas ao dezembro Vermelho iniciaram na noite desta quarta-feira, dia 30, com missa no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Atualmente, Içara tem 414 pacientes em tratamento no SAE e somente neste ano, até o mês de outubro, já foram feitos 2.742 testes. Destes, 12 positivaram.

“Já entre as crianças, faz oito anos que não nasce um bebê soropositivo. Em 2022, nasceram na cidade quatro crianças de mães soropositivas, mas que negativaram. Isso se deve ao acompanhamento feito, à medicação administrada e aos cuidados adotados”, conclui Graziela.