logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/04/2010 | 00:36

Dia de homenagens às sogras

Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - redacaogazeta@engeplus.com.br

Compartilhar:

Quem nunca ouviu que para ter sucesso no casamento basta seguir rigorosamente o ditado: "a sua sogra não pode morar tão perto de sua casa que para lá vá de chinelos. Nem tão longe que precise ir de malas". Contudo, ele não vale para a família de Zenilde Pagani Raicik, de 59, mãe de cinco filhos, todos casados e residentes próximos. Para ela, a frase não faz sentido já que tem os genros, Geraldo, Márcio e André, como se fossem filhos. "Todos, sem exceção, são muito bons para mim", confessa.

As três filhas, Ducilene, Olívia e Beatriz moram no mesmo bairro e rua. Uma delas construiu a casa em frente de Zenilde. A segunda nos fundos. E a terceira ao lado. Contente pelo fato de estar sempre ao redor das crias, a mamãe coruja conta que nunca se meteu e a decisão partiu das filhas. “E os genros não viram problema", fala sorridente.

A união familiar dos Pagani permite que a família reserve o domingo para o tradicional almoço, sem contar grande parte das datas comemorativas que sempre são motivos de reuniões na casa da matriarca. "Não tem um domingo que não almoçam todos aqui. O almoço se estende para o café da tarde, quando chegam minhas irmãs. Aí mesmo vira uma festa", conta.

Situação semelhante na família Casagrande. Há cinco anos, o engenheiro civil Fábio casou com Gislaine, filha única de Albertina Fernandes. A união dos três era grande o suficiente para que a sogra fosse morar junto com o casal. O genro conta que apesar de viverem juntos, a individualidade é mantida. "Ela nunca se meteu em nossa vida. Muito pelo contrário. Sempre nos ajudou, principalmente após o nascimento do nosso filho, Gustavo", revela. Já Albertina, por sua vez, manteve a rotina. E, parou de trabalhar somente com o nascimento do neto. "Sempre penso que com o casamento deles, acabei ganhando um filho, pois é o que o meu genro representa para mim", fala em tom emocionado. "Não sei se conseguiria viver longe dela. Sempre fomos unidas", finaliza a filha Gislaine.


HOMENAGEM: Quer fazer uma surpresa para a sogra neste dia? Envie uma foto dela, com o nome da homenageada e também do autor da lembrança para fotografias@canalicara.com. As mensagens e imagens enviadas durante o dia 28 ganharão destaque na capa do Canal Içara.