Cotidiano | 05/02/2010 | 15:45
Dia de prevenção na orla do Rincão
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler (PMI)
Compartilhar:
Até às 17h desta sexta-feira, dia 5, a Secretaria de Saúde intensifica o trabalho de conscientização sobre a Hanseníase e Câncer de Pele. A ação é realizada na orla do Balneário Rincão com a distribuição de panfletos e amostras de protetor solar. “O objetivo da campanha é a divulgação dessas doenças com a devida orientação para a prevenção de ambas, mas principalmente do diagnóstico precoce e tratamentos corretos”, explica a enfermeira responsável pela mobilização, Susana Novelli.
A Hanseníase causa a perda da sensibilidade e possui transmissão pelas vias aéreas. Popularmente conhecida como Lepra, é manifestada devido ao bacilo Mucobacterium Leprae. E, tem como dia Mundial de combate o último domingo de janeiro. O tratamento, segundo a gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin, é gratuíto. “A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é por via oral”, ressalta.
Já em relação ao Câncer de Pele, a campanha mundial ocorre sempre no dia 4 de fevereiro. A doença se origina da má formação das células, o que acarreta em um tecido chamado de neoplasia. Uma das principais causas é a exposição excessiva aos raios ultra-violetas. “Manchas na pele que estão se modificando, cascas na superfície que sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo são sinais de alerta para que um dermatologista seja procurado”, sublinha Mira.