Cotidiano | 15/10/2021 | 10:22
Dia do Professor: histórias de dedicação e superação
Quem de nós não lembra com carinho de um educador que nos acompanhou nos primeiros passos da vida?
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Professor/professora, profe, pro... quem de nós não lembra com carinho de um educador que nos acompanhou nos primeiros passos da vida? Para a pequena Marina, de cinco anos, essa experiência é ainda mais fascinante, pois a menina é filha de Rosane D’Agostin Rocha, também sua professora no Centro de Educação Infantil (CEI) Criança Feliz, localizado no Loteamento Jussara, em Içara.
“Ela é o meu milagre e já há alguns anos tenho a oportunidade de ficar juntinho a ela, como mãe e professora”, orgulha-se Rosane, que ao longo de 29 anos de carreira acumula 23 de atuação no mesmo CEI. Pelo período de seis anos, a servidora da rede municipal esteve à disposição do Judiciário, trabalhando no Fórum de Içara.
Rosane conta que a vocação aflorou cedo, inspirada em figuras como suas professoras do ensino fundamental. “Tenho referências principalmente do primeiro ao quarto ano, quando estudei na escola Maria da Glória. A dona Alzira Pagani foi minha professora no primeiro ano e a dona Inês Cardoso no segundo e no quarto ano. São pessoas maravilhosas e que marcaram a minha vida”, comenta.
Depois de cursar o Magistério e a faculdade de Pedagogia, Rosane partiu para a especialização na educação infantil. “É a minha paixão e a base para a criança. De forma lúdica, com as brincadeiras e interações, a criança se desenvolve brincando. Fazemos isso com muito carinho e respeito pela particularidade de cada uma, sempre procurando o melhor para elas”, descreve.
Valorização
Para Rosane, a pandemia destacou ainda mais a importância da escola e potencializou a valorização dos profissionais. “O professor sempre vivenciou enormes desafios no exercício de sua profissão. Inúmeras funções exerce esse profissional em curto espaço de tempo de convivência diária com crianças e adolescentes. Muitas vezes, precisa fazer até o papel de pai e mãe. Mas, em tempos de pandemia, os desafios foram ainda maiores”, avalia a secretária de Educação de Içara, Rose Reynaud.
“O professor precisou literalmente se reinventar, pois para cumprir sua principal tarefa de ensinar e desenvolver as competências e habilidades dos estudantes, precisou incorporar novas formas de ensinar, com uso da tecnologia, com ensino remoto, com ensino híbrido. E para fazer isso, ele mesmo precisou se autoeducar e se superar. Nesta data dedicada a eles, quero parabenizar e agradecer a cada um dos professores”, acrescenta Rose.
“É um orgulho estar à frente de uma regional com tantos profissionais competentes e apaixonados pela Educação. Que possamos ser exemplos para nossos alunos, dando a eles um futuro promissor”, completa Ronisi Guimarães, coordenadora regional de Educação.
História
O 15 de outubro tornou-se o Dia do Professor no Brasil em 1963, durante o governo de João Goulart. A data foi instituída com o intuito de homenagear esse profissional que contribui de forma fundamental no desenvolvimento humano, pois é ele quem alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, durante sua formação na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior.
“Devemos homenagear todos os profissionais da Educação que compõem a gestão escolar. O Sinte Criciúma agradece e parabeniza cada professor e profissional de Educação, por querer repartir o conhecimento que se leva para a vida e faz ao jovem acreditar que ele é capaz de transformar sua própria história e tornar os seus sonhos uma realidade”, enaltece o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Estadual de Santa Catarina (Sinte-SC) em Criciúma, João Batista Pessoa.