Cotidiano | 19/03/2013 | 10:18
Dia para celebrar o Pai da Providência
Especial de Daniela Soares, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Sempre que possível, a aposentada Albany Nagel providencia uma pausa nos afazeres para ir até a Catedral Diocesana de Criciúma. Lá, ela eleva gratidão e pedidos a Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha do Menino Jesus, santas em que nutre mais devoção, além de um terceiro que também agrega carinho diferenciado. “Não saio daqui sem rezar para São José. Rezo principalmente por sucesso profissional para o meu filho e para minha neta”, relata.
No dia (19 de março) em que se celebra o padroeiro da paróquia, as preces serão ainda mais especiais, segundo ela. “Se Deus quiser vou participar da festa, como em todos os anos”. Conforme a tradição cristã, José foi predestinado a casar-se com Maria, e, assim prover a criação de Jesus Cristo.
“São José é o santo para o qual devemos rezar pedindo a intercessão para uma boa morte, porque nós acreditamos que igual a ele, ninguém teve a presença de Jesus e de Maria a seu lado, quando fez sua passagem desta para a vida eterna. Também é pedida a intercessão de São José para os negócios e para providência, pois ele é o ‘pai da providência’, ou seja, foi ele quem providenciou todo o necessário para que o menino Jesus nascesse e pudesse ser criado, ter um lar”, coloca o padre Antônio Júnior, da Paróquia São José.
A data destinada ao santo será celebrada em duas ocasiões, nesta terça-feira com programação religiosa e em maio, dos dias 1° a 5, tendo como referência o dia de São José Operário. No segundo momento, será promovida a tradicional quermesse. Hoje, as ações iniciam às 6h, com alvorada festiva. Já às 7 horas, acontecerá a Oração das Laudes, momento em que se roga pela santificação da manhã. Posteriormente, às 9 horas, acontecerá a primeira missa do dia, com bênção direcionada aos estudantes, compreendendo cinco escolas da abrangência da paróquia Matriz. Os comerciantes também serão abençoados, em missa às 12h30min.
À tarde, a programação começa às 15 horas, com Celebração Eucarística e bênção aos estudantes. O ponto alto da celebração acontece às 19h30min, com procissão da imagem, partindo do Hospital São José, precedida de terço rezado pelos homens na capela do hospital. As homenagens ao padroeiro paroquial se encerram com Missa Solene, após a procissão, presidida pelo bispo dom Jacinto Inacio Flach e demais padres da diocese.
» ECONOMIA: Criciumense amplia desejo de compra para esta Páscoa
» GERAL: Aeroporto Regional, decisão sobre gestão é adiada