logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 10/03/2015 | 08:14

Dicas para compor a mesa da sala de jantar

Juliane Cardoso - juliane.cardoso@canalicara.com

Compartilhar:

Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos, mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira. Todos na mesma linha. Mas a modernidade trouxe salas bem menores, . Também separou o ambiente de jantar e de estar por dois ou três passos e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais.

Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contrassenso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de três e dois lugares, ou seja, onde se acomodam cinco pessoas. O jantar deve ser proporcional. Antes de escolher a mesa é preciso definir o espaço, medindo as paredes e deixando no mínimo 80 cm para as cadeiras. Menos que isso, o usuário fica espremido e desconfortável.

Embora a grande tendência seja a mesa quadrada, a redonda é ideal para ambientes menores, não só porque permite melhor circulação como porque acomoda mais pessoas. A mesa redonda para quatro pessoas mede o mínimo 1,00m de diâmetro; para 6 pessoas, 120m (a quadrada, 1,30 x 1,30 m) para 8, pula para 1,50m (a quadrada de 1,60 m); e para 10, chega na marca de 1,80 de diâmetro.

utra boa opção é uma mesa retangular com um lado encostado na parede. Quando necessário, é só puxar então e usá-la inteira. Para cada pessoa conte pelo menos 60cm para definir o comprimento. Com relação à altura o máximo é 75cm. Do contrário, as pessoas terão de levantar os ombros e ficarão desconfortáveis. Entre muitas opções, a base pode ser metal ou madeira e o tampo, de mármore ou vidro. Brinque com tons, materiais e estilo.

Muitos consideram as cadeiras os elementos mais importantes da sala de jantar, por isso mesmo elas precisam ser extremamente confortáveis. As cadeiras comuns tem cerca de 45 cm de largura, o que nem sempre é suficiente para um adulto. Se a mesa tem pés de aço e tampo de vidro, uma opção é combinar com cadeiras de madeira. Elas não precisam ser todas iguais, nem na forma, nem no material.

Em mesas retangulares a variação pode ser apenas nas cabeceiras (peças de vime e junco, em contraste com as demais, em madeira e metal). Em mesas quadradas, cadeiras iguais apenas frente a frente, num duo divertido. Em mesas redondas, colocação alternada, jogando com cores diferentes. Pode-se ainda misturar várias cores em tecidos lisos ou com listras finas, ou optar por padrões em composé na mesma cor. Cadeiras com braços são muito mais confortáveis, mas ocupam bem mais espaço que as comuns.