Cotidiano | 09/03/2007 | 12:24
Dilatação em estrutura de prédio causa desconforto
Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
Barulhos causados pela dilatação da estrutura do prédio onde se localiza a Secretaria de Saúde de Içara, ao lado do Banco Itaú, no centro do município, deixaram funcionários em alerta nesta segunda-feira, 5.
Os barulhos foram escutados no período vespertino, horário em que poucas pessoas se encontram na secretaria, e foram provocados devido ao alto calor que acabou dilatando os pisos. ”Os estalos foram causados devido ao espaçamento pequeno entre um piso e outro. Com o calor registrado esta semana, a cerâmica se dilata e causa estes barulhos, gerando desconforto”, tranqüiliza o arquiteto do prédio, Edson Zanatta.
Segundo o Secretário de Obras, Arnaldo Lodetti, que esteve no local, por se tratar de um prédio onde se localiza a repartição de Saúde da Prefeitura, “foi feita a recomendação de que os responsáveis pela edificação do prédio fizessem uma avaliação da estrutura. A responsabilidade da secretaria é apenas verificar a documentação necessária para a construção”.
Conforme declaração do Secretário da Saúde, Eros Alfredo Jahn, “assim que foi percebido o barulho do prédio, chamamos os responsáveis pela construção do edifício para averiguação do que se tratava”. A vistoria foi feita imediatamente, e se tratou de um susto causado pela má informação do fenômeno. “Estive olhando toda a parte estrutural, e ficou constatado que não há nenhum risco em permanecer no prédio. O prédio está em boas condições e o alarme não passou de um susto, reflexo da tragédia da queda do prédio onde se localizava os Correios de Içara.”, declara Zanatta.
Além de Zanatta e Lodetti, estiveram no prédio, após os estalos, o engenheiro da Prefeitura Municipal de Içara, Márcio Peruchi e o Corpo de Bombeiros do município.
SOBRE A DILATAÇÃO
A dilatação dos pisos e azulejos acontece porque, devido ao calor, as os átomos do material se distanciam, e o produto passa a ocupar um espaço maior no ambiente. A diferença de tamanho não é visível a olho nu, mas quando um piso fica muito próximo a outro, falta espaço para a expansão da cerâmica, o que acaba causando certos barulhos.