logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 10/02/2017 | 13:00

Doação de içarenses chega a Ruanda

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Novas moradias serão garantidas em Ruanda com a doação de R$ 7 mil dos içarenses. "Conseguiremos construir duas casinhas simples para famílias muito pobres", garante a missionária congregada às Filhas do Divino Zelo, irmã Giampaola Romano. O dinheiro arrecadado faz parte do legado em memória de Maria Agnesina Carozza, a irmã Inês. Os recursos foram levantados em um almoço em novembro de 2016 para o envio ao país africano e a publicação de um livro com a história da religiosa. O lançamento será em abril.

A congregação presente em Içara está em Gatare desde 6 de janeiro de 1990, onde atuam em um centro de saúde e uma escola, além das atividades religiosas. "Irmã Maria Inez Carozza chegou aos 12 de fevereiro de 2003 para transmitir seus conhecimentos sobre medicina natural, como preparar as pomadas, o sabão, o conhecimento das várias ervas e como utilizá-las. A sua presença foi um dom para todas, não só pela riqueza de conhecimento que transmitiu, mas antes de tudo pela sua maneira fraterna e simples de viver”, garante.

Em consequência da saúde debilitada, Inês não pôde ficar o tempo previsto em Ruanda. Ela foi tratada na Itália e depois retornou ao Brasil. O falecimento ocorreu aos 75 anos em frente da Igreja Matriz São Donato em decorrência de uma parada cardiorrespiratória antes de iniciar a missa do Crisma em 1 de abril de 2015. A religiosa chegou a ser socorrida, mas não foi possível a reversão do quadro. Natural da Itália, ela ingressou no Instituto das Filhas do Divino Zelo em outubro de 1954 em Roma, atuou também na Austrália e em 1968 chegou ao Brasil.