Bibiana Pignatel [Diocese de Criciúma]
Cotidiano | 22/02/2015 | 22:26
Dom Onécimo recebe o ministério episcopal
com informações de Bibiana Pignatel, da Diocese de Criciúma
Compartilhar:
Domingo foi dia de festa e de alegria para as dioceses de Criciúma e de Rio do Sul. Cerca de cinco mil fiéis compareceram à Celebração Eucarística com rito de Ordenação Episcopal de Dom Onécimo Alberton. A santa missa ocorreu no Sisos Hall presidida pelo bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm, e concelebrada pelos bispos Dom Jacinto Inacio Flach, de Criciúma, e Dom Paulo Antonio De Conto, de Montenegro (RS), junto a outros dez bispos e mais de 150 padres e diáconos de Santa Catarina e de outros estados.
Dom Onécimo foi apresentado pelos padres Wilson Buss e Ângelo Galato. Já a bula papal foi lida pelo padre Egídio Schmoeller. “Dileto filho, pedimos a ti, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, os dons do Espírito Santo Paráclito, com cuja ajuda apascentes os fiéis a ti confiados, exercendo especialmente a caridade, lembrando as palavras de Santo Agostinho: ‘Tem a caridade, e terás todas as coisas: sem ela, nada do que possas ter te adiantará’”, apontou a correspondência.
“A Diocese de Tubarão foi criada há 60 anos e abrangia a atual Diocese de Criciúma que, por isso, está incluída na celebração jubilar deste ano. A ordenação episcopal de Dom Onécimo poderia ser, diríamos, um diamante na coroa deste jubileu de 60 anos, coroa que pertence a Tubarão e Criciúma. Mas este diamante também encontra um lugar todo especial na coroa das bodas de 60 anos de casamento que o Sr. Mozé e a Dona Laura [pais do novo bispo] celebraram no último ano”, destacou o bispo ordenante.
“A família foi o primeiro seminário de amor onde Deus me chamou para vida e vocação. Pai! Amarei a Igreja de Rio do Sul como o pai ama a mãe e a nós. Este anel lembrará todos os dias do meu compromisso fiel e esponsal com esta Igreja. Esta cruz me dirá que devo trazer para dentro do coração todos aqueles e aquelas pelos quais Cristo me convida a dar a vida. ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’. Este é o meu lema e projeto de vida que assumo com o auxílio da Trindade Santa”, coloca Dom Onécimo.