logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 31/07/2013 | 10:48

Dorival Zanette celebra 25 anos de sacerdócio

Especial de José Adílio, do Jornal da Manhã

Compartilhar:

Uma missa em Ação de Graças, rezada na Paróquia de São Donato, marcou o jubileu sacerdotal do padre Dorival Zanette. Participaram da celebração, o bispo de Criciúma, Dom Jacinto Flach, o padre Adair Pasini, atual diretor geral do Seminário Rogacionista Pio XII, e padres de toda região. A família de Dorival Zanette também marcou presença na celebração.

O padre é filho de Fiorentino Zanette e Tereza Pissetti. Nasceu em 11 de setembro de 1960, em Içara. É o filho mais velho de seis irmãos [Valdir, Dalmir, Lindomar, Jair (in memoriam), Janete e Gladis]. Morou até a idade de 20 anos em Poço Oito e depois a família migrou para o Centro do município. Ingressou no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma, em março de 1976 e no ano de 1980 fez o noviciado em Bauru (SP). Estudou filosofia, em Curitiba, e Teologia em São Paulo. A ordenação sacerdotal foi no dia 30 de julho de 1988 das mãos do bispo Dom Osório Bebber.

Nos anos de 1990 e 1991 residiu no Seminário Pio XII, de Criciúma. De 1991 a 1994, morou e atuou em Gravataí (RS). Assumindo uma nova etapa, se prontificou a viver uma experiência missionária fora do Brasil, morando na Argentina de 1996 a 2010. Nesses 14 anos viveu em Campana (Buenos Aires), Córdoba e Tucumán. A ocupação principal entre os argentinos foi a Pastoral vocacional e o serviço paroquial. Continuando a vivência missionária, nos anos de 2011 e 2012, morou em Presidente Jânio Quadros, sertão da Bahia. Atualmente reside em Curitiba.

Durante o sermão na missa de terça-feira, dia 30, o padre Dorival Zanette, que escolheu como lema sacerdotal “Padre Homem de Deus, homem do povo”, destacou que a vida sacerdotal se resume em fazer mudanças de um local para outro somente com duas malas para levar os pertences pessoais. Ele lembrou de quando foi para a Argentina e depois da mudança ao sertão da Bahia. O padre mencionou que para conseguir passar uma boa mensagem para o povo é necessário ter conteúdo, lembrando inclusive da estada do Papa Francisco no Brasil, como bom exemplo de pessoa carismática.