Cotidiano | 05/05/2020 | 17:16
Doze focos de Aedes Aegypti são localizados em cinco bairros de Içara
Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Doze focos de Aedes Aegypti são acompanhados atualmente pela Vigilância Epidemiológica de Içara. Os mosquitos transmissores da dengue foram encontrados nos bairros Barracão, Cristo Rei, Demboski, Jussara e Liri. “Pedimos para que as pessoas continuem vistoriando seus imóveis para que eliminem qualquer foco, cuidando sempre da saúde", destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos.
Para a identificação dos novos focos, os agentes de endemias analisam atualmente imóveis e terrenos que ficam em um raio de 300 metros dos locais e, após dois meses, retornam para verificar como está a situação na localidade. Para identificação, os trabalhadores da área da saúde estão devidamente uniformizados com camisa com logos do Sistema Único de Saúde e do Município de Içara.
O trabalho dos agentes consiste tradicionalmente em inspecionar as residências, mas devido ao coronavírus, houve modificação na abordagem. “Conversamos com os moradores para que vistoriem a área de sua casa para que sejam eliminados todos os focos de água parada”, diz a agente, Silvia Arrubes.
Previna a proliferação do mosquito
- Mantenha a caixa d’água fechada
- Mantenha tampados tonéis e barris d’água
- Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água
- Encha de areia até a borda os pratos das tampas
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada
- Mantenha as calhas de casas limpas
- Não deixe água acumulada sobre laje