logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 02/01/2017 | 07:00

Drones devem ser homologados

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Os drones estão se popularizando. Mas os proprietários ainda precisam homologar os equipamentos na Anatel. Além de preencher o requerimento com o manual do produto, dados pessoais ou da empresa, devem também pagar uma taxa de R$ 200 para uso do equipamento de voo não tripulado. É necessário também autorização da Agência Nacional de Aviação Civil ou Certificado de Autorização de Voo Experimental para uso dos aparelhos.

Os drones possuem transmissores de radiofrequência em seus controles remotos e, em alguns casos, no próprio veículo aéreo, para a transmissão de imagens. A medida da Anatel tem como objetivo evitar interferências em outros serviços, a exemplo das comunicações via satélite. A regulamentação preserva o tráfego de aeronaves e a segurança das pessoas em solo. O uso de drones para lazer e hobby seguem as regras válidas para o aeromodelismo.

Voos proibidos: sobre redes elétricas; usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares; redes de abastecimento de água ou gás; barragens ou represas; radares de vigilância aérea; áreas de segurança; aglomerações de pessoas e trajetórias utilizadas por outras aeronaves.