logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Jornal Gazeta

Cotidiano | 24/10/2017 | 08:52

Efias movimenta mais de 300 idosos em nove núcleos

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

“Às vezes, a gente volta a ser uma verdadeira criança”, comenta a aposentada Veranda Ghisleni, de 94 anos. Na tarde dessa segunda-feira, ela participou das atividades no grupo do Centro da Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Efias). Mas também está no núcleo do bairro Nossa Senhora de Fátima. Há pelo menos dez anos, a gaúcha de Passo Fundo faz parte de grupos destinados a vida saudável, física e mentalmente. “É um prazer enorme, é uma verdadeira alegria, é tudo de bom. Não tem nada melhor”, garante.

Todas as segundas-feiras também marca presença Vanir Pacheco, de 72 anos. Ela não mora mais em Içara. Atualmente está em Criciúma, mas continua vinculada as atividades da Efias. “O entrosamento com as demais companheiras é muito bacana e até pretendo, se possível, começar a participar mais do que uma vez por semana. O pessoal da Efias faz um trabalho que faz a diferença para nós que estamos na terceira idade”, justifica.

Ao todo, são nove grupos de terceira idade em atividade no município. Às segundas-feiras, o encontro acontece no Centro (salão da FAI) e em Vila Nova (salão da igreja católica); às terças no Aurora (na Sami) e Jardim Elizabete (Centro Comunitário); às quartas no Nossa Senhora de Fátima (sede da Efias) e Presidente Vargas (Centro Comunitário), às quintas na Boa Vista (na creche) e Coqueiros (salão da igreja) e às sextas-feiras em Vila São Jorge (salão da igreja).

“É um projeto realmente abrangente, indo até às comunidades, onde uma vez por semana uma auxiliadora estará com elas para desenvolver atividades durante quatro horas, sendo dinâmicas de grupo, alongamento, informes, reflexões, entre outras atividades, valorizando a experiência de vida deles”, aponta a presidente da entidade, Rosa Maria da Silva Santos. Para desenvolver as atividades, a entidade conta com parcerias, como por exemplo da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE), que encaminha professores para ações de dança sênior e capoeira.

“Nosso foco é não deixar as pessoas pararem, é fazer com que elas se mantenham ativas, diz Rosa. Segundo ela, Içara foi a pioneira nesse tipo de trabalho, implantado durante a década de 1970. “Era um trabalho que já existia em Florianópolis, mas no interior do estado não havia nada. Fomos os primeiros. E até hoje então vem acontecendo”, comemora. Mas o trabalho da Efias nem sempre foi da forma como é desenvolvido atualmente. Por muito tempo, a entidade ficou responsável também por algumas creches do município.

Desde que o Município assumiu as creches, a entidade buscou intensificar o trabalho com os grupos da terceira idade, que hoje atendem aproximadamente de 300 idosos. “No próximo dia 9 será o nosso aniversário e haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Içara em homenagem ao trabalho que é prestado, homenageando os fundadores, as pessoas que se dedicaram, entre outros”, cita a presidente.