logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 18/05/2010 | 09:02

Efias recebe medalha de honra

Sidney Brandão (Jornal do Rincão) - jornalrincao@gmail.com

Compartilhar:

A Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Efias) recebe na noite desta terça-feira, dia 18, a medalha Doutel de Andrade. O prêmio será entregue no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. E, trata de uma homenagem instituída pelo Governo de Santa Catarina para reverenciar associações, pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes na área da assistência social. “Esse prêmio muito nos honra, pois percebemos que o nosso trabalho está sendo observado e reconhecido. Isso nos dá força para continuar”, afirma a presidente Rosa Maria da Silva Santos. Ela representará a instituição junto com a coordenadora do programa de Educação Infantil, Maria Conceição Dias.

Conveniada a recursos do Governo Federal, a Efias mantém sete centros de convivência para terceira idade. Eles estão distribuídos entre os bairros Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Urussanga Velha, Vila Nova, Mineração, Barra Velha e Lagoa dos Freitas. São nestes espaços que ocorrem as atividades. Dentre elas, existe os trabalhos ocupacionais e de socialização através das tardes dançantes, dinâmicas de grupo, informações, palestras e passeios.

No Balneário Rincão, a primeira casa com área de lazer para a terceira idade foi criada em 1979. Era um projeto ousado para a época. O idoso tinha espaço para receber a família em um fim de semana, fazer festas e ter liberdade para interagir com os parentes. “A ideia foi inverter, com o idoso trazendo a família para o convívio no seu espaço”, comenta Rosa.

Na Lagoa dos Freitas foi criado o Recanto da Lagoa, ao lado da escola municipal. Conforme a presidente desse grupo de convivência, Dilma Rocha Souza, são mais de 100 idosos associados. “Nos reunimos todas as terças-feiras a partir das 14h para tardes dançantes, com música ao vivo de Gê e Gil, que a três anos vem abrilhantando nossas festas. Nesses dias também costumamos receber grupos de outras localidades”, comenta ela. “O idoso de hoje não quer mais ficar no seu canto. Quer atividades físicas, andar, passear viajar, conhecer pessoas, enfim se socializar” complementa Dilma.

Filantrópica, a Efias foi fundada em 1975, por Vanilda De Lucca, Maria Terezinha Canto Gastaldon e mulheres envolvidas na área da assistência social. Como patrimônio, a entidade tem cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, onde os serviços são realizados em parceria com a Administração Municipal. Entre as atividades que coordena, está também a educação infantil nos bairros Liri, Nossa Senhora de Fátima, Barracão e Boa Vista. São 250 crianças de 1 a 6 anos.