Cotidiano | 08/05/2014 | 12:22
Elza é indicada ao Troféu Açorianidade
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A professora e escritora içarense, Elza de Mello Fernandes concorrerá ao Troféu Açorianidade Ilha Graciosa na categoria de Pesquisador. Um pouco sobre o trabalho desenvolvido por ela foi apresentado ao reunião do Núcleo de Estudos Açorianos em São José nesta última quarta-feira, dia 7. O anúncio do vencedor acontecerá na 21ª edição do Açor, neste ano, em Florianópolis de 22 a 24 de agosto.
“Fiquei surpresa com a indicação, mas feliz por ser um nome que está concorrendo. Trabalho, conheço e identifico entre o povo içarense o que é cultura. Também posso afirmar a cultura açoriana de Içara é divulgada, desde 1987, e se mantem viva por meio das publicações e do apoio do Jornal Içarense, por quem tenho muito carinho e gratidão, e pelos encontros de grupos, ou seja, na associação, onde temos pessoas valiosas às quais também só tenho a agradecer”, ressalta a escritora içarense.
Elza é professora Normalista com Graduação em Pedagogia, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior e mestra em Ciências da Linguagem com a dissertação “Terno-de-Reis e Boi-de-Mamão em Içara (SC): as relações dialógicas na linguagem folclórica do ciclo natalino num município multiétnico”. É também secretária da Associação Cultural Açoriana de Içara, coordenadora do Grupo Folclórico Carreiro, fundadora do Clube Açoriano de Mães de Ausentes, componente da Academia Içarense de Letras e de Artes e faz parte, no primeiro sábado de cada mês, do programa Sábado Cultural na Rádio Cidadania Digital (104.9 FM).
Entre as obras que fez parte está o Primeiro Poema (1989), Içara Nossa Terra Nossa Gente (1998), O Município de Içara: nossa terra nossa gente (2006), Raízes do Saber Popular: os ritos, os mitos e o folclore, (2008), Ecos de Duas Vozes: guia da nova ortografia (2011), Os Náufragos: Saga Açoriana no Brasil Meridional (2011), além de Leca, Lica e Loca: as cachorrinhas sapecas (2013). No Jornal Içarense, Elza escreve semanalmente a coluna Içara Nossa Terra Nossa Gente com a publicação de crônicas que divulgam, especialmente, a cultura de base açoriana no dia a dia do município.