logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 22/03/2014 | 14:02

Em 2030 será preciso 40% a mais de água

Especial de Andreia Verdélio, da Agência Brasil

Compartilhar:

Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud. Afinal, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que em 2030 a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, outras 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade.

A situação é considerada inaceitável por Jarraud. Segundo ele, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e a condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica. O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014 reforça a necessidade de políticas que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia.

O documento destaca como assuntos relacionados à água impactam no campo da energia e vice-versa. Um dos exemplos citados lembra que a seca diminui a produção de energia, enquanto a falta de acesso à energia elétrica limita as possibilidades de irrigação. Ainda de acordo com o relatório, 75% de todo o consumo industrial de água é direcionado para a produção de energia elétrica.