logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 29/04/2025 | 14:11

Em preparação para SW, cultura colaborativa é tema de painel no Sul de SC

Evento ocorre no Crio, no próximo dia 8 e as inscrições são gratuitas

Linke

Compartilhar:

O fortalecimento da cultura colaborativa como motor do sucesso das startups será tema de um painel no próximo dia 8 de maio, às 18h30, no Centro de Inovação de Criciúma, o Crio. Apoiado pelo polo Cetus da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o evento integra a programação preparatória para o Techstars Startup Weekend Criciúma 2025. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas em sympla.com.br

O painel reunirá nomes de destaque do ecossistema de inovação do Sul catarinense e nacional. Entre os convidados está Bruno Buttner, CEO da Miner Tecnologia, reconhecido pela liderança em projetos de automação, inteligência artificial (IA) e integração de dados no Brasil. Formado em Ciência da Computação pela Unesc, ele também é colunista, mentor e palestrante.

Outro painelista será Tarcísio Selinger, especialista em gestão estratégica e liderança colaborativa no setor de Agro 4.0, que defende a tecnologia como ferramenta para impacto social e legado duradouro. A mediação será conduzida por Fabio Pereira, engenheiro de software atuante em uma das principais big techs da América Latina, e Dheniffer Vieira, estrategista de Branding e Marketing para empresas tech.

"A proposta é simples: menos competição, mais conexão. A ideia é criar um ambiente leve, acessível e, acima de tudo, transformador, onde a troca de saberes e o apoio mútuo não são só bem-vindos, mas essenciais para o crescimento sustentável de novas empresas. É colaboração que chama, né? E é disso que o ecossistema precisa pra continuar girando com propósito", ressalta uma das organizadoras do SW Criciúma, Katrini Martinkoski.

Ecossistema

O painel antecipa a realização do Techstars Startup Weekend. A iniciativa integra o movimento global promovido pela Techstars, que já resultou na criação de mais de 8 mil startups em todo o mundo. Em Criciúma, mais de 900 pessoas já participaram das edições anteriores com a intenção de se desenvolverem profissionalmente ou então transformarem uma ideia em uma oportunidade de negócio.

O SW Criciúma ocorre de 16 a 18 de maio no CRIO. Mas diferentes ambientes já receberam uma prévia do que será a jornada de 54h de inovação. Chamados de bootcamps, os eventos foram realizados na Unesc, Senac, Satc e Esucri para apresentar conteúdos que estão ligados a criação de soluções tecnológicas viáveis para problemas atuais.

Para quem tem interesse em desbravar o universo das startups, os ingressos para o SW estão disponíveis em três categorias: Criativo, Negócios e Tecnologia; mas com vagas limitadas em cada uma delas. As inscrições podem ser feitas em sympla.com.br até esta quarta-feira, dia 30, no segundo lote.

"Ao incentivar conexões, compartilhar conhecimento e fortalecer o ambiente empreendedor, contribuímos para que ideias inovadoras se tornem soluções concretas, impulsionando o desenvolvimento regional. Esse apoio é essencial para criar um ciclo virtuoso onde cada obstáculo inspire novas tecnologias, negócios e parcerias, consolidando o Sul catarinense como uma referência em inovação e competitividade", pontua o presidente do polo Cetus, Jhony Pereira.