Cotidiano | 21/05/2014 | 21:14
Energia solar vira nova fonte em CEI de Içara
com informações da assessoria de imprensa
Compartilhar:
O Centro de Educação Infantil Alegria do Saber de Içara, no bairro Presidente Vargas, tornou-se a instituição pioneira da cidade na produção de energia fotovoltaica (energia solar). E este avanço só foi possível com a parceria da Prefeitura de Içara com a Cooperativa Fumacense de eletricidade (Cermoful). A assinatura do convênio ocorreu nesta quarta-feira, dia 21.
A usina de microgeração funcionará em regime de comodato, inicialmente, por 24 meses. “O Centro Educacional Infantil é a terceiro local a receber o sistema; o primeiro em Içara. A escolha foi feita em virtude de ser uma instituição sem fins lucrativos e que a comunidade, em si, irá se usufruir dos benefícios. Foram instaladas 18 placas fotovoltaicas no telhado da unidade escolar, que irá gerar energia renovável, não poluente”, explica o engenheiro eletricista da Cermoful, Adélcio Cavagnoli.
“Foi com grande alegria que recebemos a notícia que nosso CEI seria modelo na cidade no abastecimento de energia fotovoltaica que além de promover economia, irá contribuir para o meio ambiente”, ressalta a diretora da unidade escolar, Beatrice Osselame.
“É uma maneira de fazer o diferente diante de tudo o que nos é oferecido”, assinala o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “A energia renovável não é o futuro. É o presente”, emenda o vice Sandro Giassi Serafin. Também participaram do ato de assinatura do convênio o vice-presidente da Cermoful, Agenir Donato Zaccaron, o gerente Arnaldo Lodetti, além de autoridades municipais.