Cotidiano | 24/09/2018 | 17:49
Equipe de limpeza recebe mais dez apenados em Içara
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Mais dez apenados começaram a trabalhar na limpeza dos bairros e das comunidades de Içara nesta segunda-feira, dia 24. Além disso, a exemplo do que vem sendo feito pela Fundai, o Município trabalhará a conscientização, com placas e também materiais nas redes sociais. Conforme o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Ederaldo Inácio, a intenção é melhorar a característica urbana e também que "as pessoas passem a descartar os rejeitos nos locais apropriados”.
A parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania para a ressocialização dos apenados, iniciada em julho de 2017, rendeu ao Município o Selo de Responsabilidade Social. O Município paga o salário mínimo nacional por mês, fornece equipamentos de proteção e transporte. Do valor, 25% vai para o Estado (para a manutenção do apenado no sistema prisional); 25% à família; 25%, dependendo da decisão judicial, à vítima; e 25% para a reserva do detento no retorno à sociedade.
“A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade do Estado. O grupo é acompanhado por um agente penitenciário”, lembra o presidente do Samae. “O trabalho ofertado é uma oportunidade educativa e produtiva. É importante reconhecer este tipo de iniciativa para incentivar que mais empresários e órgãos públicos realizem este tipo de parceria”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).
Saiba mais: Ao todo, 20 detentos fazem parte do Programa “Ressocialização: oportunidade para todos”. Cinco atuam nas escolas e unidades de saúde e os demais na limpeza das ruas, calçadas e na retirada de materiais que são descartados de forma incorreta nas vias.