Cotidiano | 28/11/2023 | 14:00
Escola Alaide Tabalipa, no bairro Esplanada, será incorporada à rede municipal em 2024
Unidade vai passar a contar com todos os projetos e iniciativas da rede municipal
Reda
Compartilhar:
Pais de alunos da Escola Estadual Alaide Tabalipa, em Esplanada, foram reunidos para a apresentação da transição da unidade para a rede municipal a partir já do início de 2024 na noite desta segunda-feira, dia 27. Com a mudança, os estudantes passarão a ter todos os projetos e iniciativas das demais escolas do Município, que fazem da educação de Içara a líder no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Carbonífera nos ensinos fundamental e infantil. Atualmente, o local abriga 206 matrículas do 1º ao 9º ano do fundamental, porém a demanda tende a aumentar a partir de 2024.
“Sabemos que muitas crianças da Esplanada acabam estudando em outras unidades para poderem receber esse ensino de qualidade ofertado nas nossas escolas municipais. O principal motivo de comemoração destes pais se dá porque, agora, os filhos terão um atendimento especializado na escola”, explica a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Isabel Martins. Os professores da rede estadual que fazem parte do atual corpo docente serão realocados para unidades mais próximas de suas residências.
O Governo Municipal deve lançar nas próximas semanas um novo processo seletivo para a contratação de novos profissionais. “Será homologado até o final do ano e, provavelmente, as provas acontecerão em janeiro”, informa. “O Município vai dar continuidade à construção do ginásio de esportes, em parceria com o Estado. A obra foi interrompida, mas logo será retomada”, adianta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PP).
A secretaria fará um estudo também para identificar o que pode ser melhorado na unidade. “Todo o processo de transição está sendo tratado com a Gerência Regional de Educação (Gered), a municipalização da Alaide Tabalipa já depende apenas da aprovação da Câmara. Essas crianças e adolescentes que lá estudam são merecedores de tudo o que está por vir, que seja o início de novos tempos para a educação da Esplanada”, finaliza Dalvania.