Cotidiano | 15/10/2006 | 16:45
Escolas técnicas também podem ter sistema de cotas
Tharcila Werlich / Difusora AM 910
Compartilhar:
O governo federal quer instituir o sistema de cotas nas escolas técnicas. A intenção é diminuir a elitização do ensino técnico que tem algumas das melhores escolas de nível médio do País. Diferentemente do restante da rede pública, as técnicas não têm vagas suficientes para atender à demanda.
No último Exame Nacional do Ensino Médio, os alunos dos Centros Federais de Educação Tecnológica tiveram algumas das melhores notas do País. Os Cefets do Ceará, Paraná, Santa Catarina e Roraima, por exemplo, foram os primeiros colocados comparados a todas as escolas de ensino médio de seus Estados. Em 18 dos 22 Estados onde há escolas técnicas federais, elas estão entre as dez melhores nos rankings do Enem. O desempenho pode ser justificado pelo forte investimento em capacitação de professores e estrutura.
As cotas para esse tipo de formação, apesar de até agora não terem surgido no debate nacional como o que ocorreu para reserva de vagas nas universidades, fazem parte do projeto de lei que aguarda votação no Congresso. Se for aprovado, as cotas passam a valer apenas no sistema federal, com 50% das vagas destinadas a alunos que cursaram integralmente a rede pública. A parte reservada a negros e índios seguirá a porcentagem dessa população em cada Estado.