Cotidiano | 04/02/2009 | 22:23
Escoteiros antecipam operação
Maíra Rabassa - www.assessoriaondaverde.blogspot.com
Compartilhar:
Marcada inicialmente para o período do Carnaval, a Operação Restingas, do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco, foi adiantada. Com mochilas, blocos e caneta em mãos, cerca de 13 içarenses percorrerão 16 quilômetros do litoral Sul de Santa Catarina. A viagem inicia nesta sexta-feira, dia 6, no Balneário Rincão, e segue até domingo, dia 8, com a chegada no Farol de Santa Marta, em Laguna.
Acesse:
» Escoteiros farão estudo no litoral
A jornada terá duas equipes. Em uma, a chefia será de responsabilidade do biólogo Geverson Teixeira. Ele terá a função de identificar a utilização, forma de consumo e uso de ponteiras entre o trecho das barras do Rio Urussanga até a do Rio Araranguá. "Será um questionário aplicado com as pessoas que moram na orla, com dez perguntas", completa o presidente do grupo de escoteiros, Jorge Rabassa, mais conhecido como Chefe Félix.
Já a outra turma vai contar com a coordenação da engenheira Civil Emanoela Zanchi. Os dados recolhidos no trajeto das dunas e restingas vão servir para constatação, divulgação e comparações futuras do avanço da urbanização na orla do Sul catarinense. A engenheira explica que o intuito é verificar se há um respeito da população para as áreas de preservação permanente e se estas estão sendo povoadas. "Por lei, mesmo você sendo dono de um terreno à beira-mar, não pode construir nem ampliar, apenas reformar o imóvel", ressalta a chefe escoteira.