Cotidiano | 13/01/2009 | 10:54
Escoteiros farão estudo no litoral
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Em pleno Carnaval, o grupo de escoteiros içarenses, Djalma Scaravaco, vai pegar a estrada para mais um estudo de campo. Percorrendo a beira do mar, eles farão uma análise sobre a poluição nas praias e o avanço da civilização em relação às dunas.
O trajeto inicia em Içara, no próximo dia 19 de fevereiro. E, o final do percurso será o Farol de Santa Marta. No caminho, a Fatma também fará a coleta de água, para a continuação dos relatórios de balneabilidade.
Munidos de papel e caneta, os escoteiros buscarão saber com a própria população as condições do saneamento nos balneários do Sul do estado. Mas, as análises não serão técnicas. Conforme o chefe do grupo, Jorge Félix, a principal meta é conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais.
Ainda segundo Félix, a região do Torneiro é a mais crítica em relação a poluição. Por isso, nesta comunidade os estudos serão iniciados pelos seniores. "É possível ver o esgoto indo para a praia", destaca ele.
Sobre o avanço da população, o chefe Félix explica que o maior problema está na Zona Sul do Balneário Rincão. Com o aumento da população e dos veranistas no litoral içarense, várias casas avançaram sobre as dunas.
TRABALHO ECOLÓGICO TRANSMITIDO EM ÁUDIO, VÍDEO E TEXTO
Diariamente, o grupo de escoteiros fará um boletim sobre os trabalhos realizados. E, ele estará disponível em dois formatos. O texto será destinado ao Jornal Agora (www.jornalagoraonline.com.br), Canal Içara (www.canalicara.com) e o blog Assessoria Onda Verde (www.assessoriaondaverde.blogspot.com). Na forma de áudio, a narração do estudo será enviada para uma rádio da região. Porém, a parceria ainda não foi firmada com nenhuma emissora. Além disso, pequenos vídeos serão postados no YouTube (www.youtube.com).