Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 21/06/2017 | 13:31
Estação para tratamento de esgoto vai iniciar atividade em até 40 dias
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Dentro de 40 dias Içara passará a ter tratamento de esgoto. O prazo foi anunciado pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB) durante a inauguração do reservatório da Casan com a visita do governador João Raimundo Colombo (PSD) no bairro Jardim Elizabete. “Água e saneamento básico são vida”, enalteceu na manhã desta quarta-feira, dia 21. A estação de esgoto localizada no bairro Jaqueline aguarda atualmente o licenciamento ambiental e também a liberação do banco financiador, neste caso, a Caixa Econômica Federal.
O início do tratamento do esgoto chegou a ser anunciado neste primeiro semestre. Mas não foi possível devido a falha na execução de um dos tanques que levantou. Aproximadamente 3,8 mil unidades consumidoras serão atendidas no Centro, Jardim Elizabete, Jaqueline, Raichaski e Cristo Rei por mais de 45 mil metros de tubulação. As obras iniciaram em 2010 com a perspectiva de que o funcionamento ocorresse a partir de 2012. Seria suficiente para que o próprio serviço cobrisse a carência no empréstimo de R$ 10 milhões.
Reservatório de água atenderá seis bairros
Já o reservatório recém-inaugurado atende aproximadamente 10 mil moradores dos bairros Jardim Elizabete, Jaqueline, Tereza Cristina, Jardim Silvana, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima. A nova estrutura construída em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal compreende 500 mil litros de água em um reservatório elevado, além de um tanque de 20 mil litros em apoio. O investimento de R$ 1.201.705,12 inclui também a estação de recalque de água tratada, a rede de interligação e as moto-bombas.
A reserva de 520 mil litros de água no bairro Jardim Elizabete é o maior investimento da Casan desde que a administração do sistema até então municipalizado foi entregue para a companhia estadual em 2014. A próxima obra deverá ser no bairro Aurora com a construção de uma caixa elevada de 200 mil litros. Além de garantir o abastecimento, o gerente da agência da empresa em Içara, Acioni da Silva, indica que haverá equilíbrio na pressão e evitará o rompimento constante das tubulações.