logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/02/2023 | 10:10

Estado lança programa para zerar fila de cirurgias ainda em 2023

Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados

Redação | com informações do Governo de SC

Compartilhar:

Santa Catarina terá um Programa Estadual de Cirurgias Eletivas com a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado. O orçamento previsto é de R$ 235 milhões para o Fila Zero até 2026. Estão incluídas no programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.

“Não há nada mais importante nem mais urgente que atender quem sente dor e quem luta pela vida. Temos condições, temos vontade política e vamos fazer já, vamos tirar as pessoas do sofrimento, esse é o papel do Estado”, disse o governador Jorginho Mello (PL). Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Trabalho, criado no dia 13 de janeiro com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde; rede hospitalar credenciada, além do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina, identificou os principais gargalos na lista de espera do sistema de regulação, levantou a capacidade contratualizada nos hospitais e identificou as fontes de recursos.

Prioridade e ações em andamento

Entre as prioridades apontadas no diagnóstico do Programa, está a ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos do sistema digestivo, vias aéreas superiores e geniturinário para agilizar o atendimento. Está em andamento também a revisão do plano para a reorganização da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade na Cardiologia, que vai promover a habilitação estadual de novos serviço. E, diante do grande volume de pacientes que lideram a lista de espera (21,7%), a Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Ortopedia promoverá a habilitação estadual, por meio de edital, de novos serviços hospitalares.

Diagnóstico

117 mil pacientes aguardam consultas com a especialidade cirúrgica
105 mil pacientes estão em fila de espera para cirurgias eletivas
4,7 mil pacientes esperam cirurgias oftalmológicas ambulatoriais