logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

AEB

Cotidiano | 16/07/2015 | 07:30

Estudantes criam nanossatélite brasileiro

Especial de Maiana Diniz, da Agência Brasil

Compartilhar:

O primeiro nanossatélite para realização de pesquisas da Agência Espacial Brasileira (AEB) já está em Tsukuba, no Japão. O equipamento criado em parceria com universidades será integrado ao veículo lançador que vai transportá-lo no dia 16 de agosto para a Estação Espacial Internacional. O pequeno satélite será colocado em órbita em volta da Terra em outubro na tentativa de provar a capacidade de transmitir dados para qualquer lugar do planeta.

“Após 30 minutos do lançamento no espaço, o sistema será ligado e as antenas, liberadas, deixando o satélite pronto para receber comunicações da Terra”, explica um dos estudantes que ajudaram na criação e montagem, da Universidade de Brasília (UnB), Brenno Popov. O projeto todo teve o orçamento de R$ 3 milhões. “Por ser uma plataforma barata, de fácil manuseio, se der problema, a perda é pequena”, esclarece.

Além dos estudantes de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Elétrica da UnB, participaram do projeto alunos das universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do ABC (Ufabc), de Minas Gerais (UFMG), do Instituto Federal Fluminense (IFF), e de universidades na Espanha (Universidade de Vigo), dos Estados Unidos (Morehead State University e California State Polytechnic) e da Itália (Sapienza Università di Roma).